Show: Violão - Instrumental do samba - (Jotacê Cardoso)

”Violão – Instrumental do samba”
Jotacê Cardoso
1.Área: Música
2. Título: ”Violão – Instrumental do samba”
3.INTRODUÇÃO:
O violão (Chamado assim somente no Brasil), guitarra em outros paises, tem sido usado ultimamente na maioria das vezes como instrumento de acompanhamento de voz ou outro instrumento solista. Sentimos a necessidade do resgate da forma “sambística” instrumental e violonística brasileira. A apresentação será uma mostra do potencial do violão e suas técnicas no samba. A música instrumental como importante item de preservação cultural apresentado pelo violonista e pesquisador cultural Jotacê Cardoso.
4.OBJETIVO:
A conscientização da importância da música instrumental Brasileira e seu maior representante – o violão. Durante décadas o violão mostrou-se mais como instrumento de acompanhamento vocal, porem esse seu lado instrumental é indiscutivelmente auto suficiente e marcante nas orquestrações.
5.JUSTIFICATIVA:
Na verdade essa apresentação é uma afirmação da necessidade da preservação do instrumental de violão que há muito tem sido esquecido. Pouca apresentação de violão instrumental brasileiro tem se visto. Na maioria das vezes as apresentações são reservadas a música erudita. E na batida do samba, acompanhado por percussão esse show completa-se dando a “brasilidade” total como resultado final ao público.
6. DESENVOLVIMENTO E CRONOGRAMA:
Mostrar os sambas de raiz, os primeiros sambas, sambas-choros, a mistura do Lundu em sua formação no choro, o violão instrumental da seresta, sua passagem pela bossa nova e divulgação no mundo através do estilo, os primeiros intérpretes de violão instrumental até os mais recentes representantes desse setor tão pouco divulgado no gênero popular e repertório recente adaptado com arranjos exclusivos.
7. CARGA HORÁRIA:
A apresentação tem a duração média de 1 hora e 15 minutos
8.PÚBLICO ALVO:
Público em geral, estudantes de música, estudantes da técnica violonística e pesquisadores culturais.
9.FORMA DE SELEÇÃO:
A critério da entidade contratante
10.RECURSOS MATERIAIS:
Salão, sala específica para concerto, teatro, anfi teatro, local para apresentações musicais com sistema de áudio e iluminação. O show musical também é adaptado para ambientes abertos como praças e locais públicos.
11.AVALIAÇÃO:
Não há
12. SINOPSE DO PROJETO
“Violão – Instrumental do samba”, apresentação musical de violão instrumental que resgata de forma divertida a aplicação do instrumento aos sambas e a brasilidade. Jotacê Cardoso é acompanhado por um percussionista. Há muito o instrumento tem sido aplicado na maioria das vezes como elemento acompanhador de vozes e esquecida sua função de instrumental e solístico tendo muita gente o confundido com as apresentações de música erudita. Esse show vem resgatar a prática e sua utilização no samba instrumental.

E-mail: clubedomeioartistico@gmail.com
Telefone (18) 3223-8403
http://clubedomeioartistico.blogspot.com
http://www.myspace.com/jotacenelma

Veja nossas fotos, filmese notícias de cultura da região nas páginas:
http://clubedomeio.wordpress.com/
No orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?rl=ls&uid=1582537877842369549
No youtube:
http://www.youtube.com/jotacemusico
http//www.facebook.com/clubedomeioartistico