sábado, 4 de outubro de 2008

cantos encantos: Exposição Fonográfica do Acervo Cantos Encantos - Claudia Beraldo

cantos encantos: Exposição Fonográfica do Acervo Cantos Encantos - Claudia Beraldo






Cultura Geral



“VIAJANDO PELO BRASIL”


É o projeto que estará acontecendo em Bauru SP de 15 a 18 de outubro com Oficinas e Espetáculos de vários artistas de seguimentos musicais diversificados. Dentre os convidados, o violeiro Levi Ramiro que mostrará a Cultura Musical do Interior Paulista através da Viola Caipira e o Guitarrista Bill Duque com workshop e show “Guitarra Brasileira” que leva a público a técnica do Jazz Guitar/Chord Melody aplicada exclusivamente à Música Brasileira. Ambos apresentarão um breve histórico da construção da cultura musical no Brasil, um enfocando a Cultura Popular o outro, a chamada Cultura Erudita. Estarão presentes ainda artistas do sul, do norte e nordeste. Em sua apresentação, Bill Duque, através da sonoridade da guitarra, vai desde Chiquinha Gonzaga, que é reconhecida como a primeira manifestação de música genuinamente Brasileira, passando por Villa Lobos, O Chorinho, A Bossa Nova, incluindo composições próprias, até Hermeto Pascoal o mestre da Música Contemporânea. A iniciativa do projeto é de Artistas de Bauru, a realização é da OAB, com o apoio da Secretaria de Cultura daquele município. As Oficinas acontecerão às 15h e os Shows às 20h, sempre no Auditório da OAB – Bauru.



Clube do Meio Artístico é na cidade de Presidente Prudente – SP – Nosso objetivo é atuar apoiando e prestando serviços sempre nas áreas de arte e cultura.
Acompanhe nossas atividades e atualize-se com os informativos culturais no:
http://clubedomeioartistico.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Parceiros na divulgação cultural


BLOG DIVULGA A CULTURA
E PRESERVA A MEMÓRIA

Rubens Shirassu Jr.
Fomentar o desenvolvimento cognitivo e social das pessoas por meio da cultura em geral. Esta a grande chave para o trabalho realizado há seis dias pelo blog Clube do Meio Artístico, sediado em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Com a finalidade de gerar um melhor aprendizado, reflexão e consciência, oferecendo conhecimentos, por meio de e-books, de contos, crônicas, romances, ou ensaios, ou filmes em geral. Através da inserção de links, a iniciativa cria acervos para o público que aprecia cultura de qualidade em diversos pontos do Brasil.
Uma das primeiras participações do CMA foi no Décimo Quinto Festival de Teatro de Presidente Prudente, o Fentepp, um evento que promove as artes cênicas em Presidente Prudente e no País há algum tempo. Inaugurado em 25/09/08, no mês passado, o Clube do Meio Artístico é um dos exemplos que o trabalho segue por uma direção correta. “Nós não postamos nada, toda a dica dos link´s aqui é encontrada na própria Internet, geralmente, em servidores como: rapidshare, 4shared, mediafire e outros.” – afirma Cardoso.
Todo o trabalho desenvolve na forma de colaboração de amigos do blog. Cardoso também criou itens no site para oferecer leitura gratuita e divulgar trabalhos de diversos escritores, músicos, poetas, de todos os gêneros e épocas. O site disponibiliza informações sobre autores conhecidos (no caso, os dois arquivos em zip com a Antologia Poética do poeta Ferreira Gullar em duas partes. Neste trabalho de 1979, teve a trilha de Egberto Gismonti, músico e arranjador respeitado na Europa.) para turbinar a formação crítica e musical dos internautas. Nenhum outro poeta de sua geração tem ido tão longe na busca da expressão mais rica de substância e mais densa de sentido poético. Sua poesia subjetiva ou objetiva, deixa a alquimia percorrer os versos como Rimbaud, onde as palavras explodem. Considerado por Vinícius de Moraes, “Gullar é o último grande poeta brasileiro”.
Na opinião de Jotacê Cardoso, músico, produtor e criador do blog, a página tem como meta montar um acervo todo o mês para incentivar as pessoas a manterem arquivos de música, filmes e livros que possam ser disponibilizados à comunidade. "A formação do cidadão é primordial, por isso, o Estado, as ONGs devem fazer a sua parte facilitando mais os computadores, a inclusão digital em todo o Brasil, que necessita de leitura", disse.

Mais informações no: http://clubedomeioartistico.blogspot.com/
Nós, do CMA só temos que agradecer a força desse batalhador - Rubens Shirassu Jr.
Obrigado
Jotacê Cardoso
Visitem o blog: