sábado, 7 de novembro de 2009

Fartura 2009 - A festa anual da arte e cultura do Clube do Meio Artístico




Fartura 2009 - A festa anual da arte e cultura do Clube do Meio Artístico

Uma tradição que começou em 1977 na cidade de Pirapozinho - SP, criado por Jotacê Cardoso. Com os encontros na casa de amplo quintal vieram pessoas ligadas a arte e artistas de toda região oeste de SP para as reuniões que se tornaram corriqueiras.
Nos papos a discussão era sempre o tema artístico, a evolução, a pesquisa. Em 1979, entra o Renato de Jesus que na época era da diretoria do Cine Clube da Fafi (Unesp). Daí pra frente a ideologia de participação e apoio a arte se consolidou ainda mais. Em 1982, Jotacê Cardoso muda-se para Sampa e o Renato de Jesus centraliza as atividades em Presidente Prudente até 1984, quando os vários participantes dispersaram devido aos estudos e alguns tomaram rumos diferentes. Jotacê Cardoso fica morando em São Paulo - SP até 2004, quando volta com sua companheira Nelma Mélo (Olinda - PE) para sua residência em Presidente Prudente - SP. A partir daí o Clube do Meio Artístico se torna uma empresa de produções e promoções artísticas e culturais representando vários grupos artísticos no SESC, Secult e prefeituras vizinhas. Em 2006 foi realizado o "30 anos de CMA" no teatro municipal de P Prudente e depois no restaurante da Claudinha onde amanheceram o dia com muita música e vários artistas. Enquanto isso, a dupla: Jotacê Cardoso & Nelma Mélo foram reconhecidos como batalhadores da cultura regional. Montaram o show "Sertão Brasil" uniram os estilos caipira-nordestino nas indumentárias e nas músicas. Vários novos artistas se juntaram ao grupo e se tornaram atuantes.
Hoje o grupo é formado principalmente por: Jotacê Cardoso, Nelma Mélo, Carlos Macedo, Dersan Magalhães, Renato de Jesus, Vinicius Morais, Jéssica C. Prandini, Paulo Burani, Juliana Scorza entre outros. As últimas atividades foram: A Caravana da Cultura, o Projeto Rua Viva com Rosa dos Ventos e Deva Bhakta e a organização da I Conferência Intermunicipal de Cultura de Regente Feijó e região que uniram 17 municípios no tema - cultura para o SNC.

Na verdade o Fartura 2009, vai ser mais um encontro de artistas e amantes da arte gerando espaço para os novos. Vamos discutir cultura e traçar com os papos novas diretrizes e pesquisas.

Contamos com a participação de todos.

Novos artistas que queiram participar, entrar em contato pelo e-mail clubedomeioartistico@gmail.com e pelos telefones: (18) 3223-8403 e 8146-1784

Direção: Jotacê Cardoso
Organização: Nelma Mélo

A programação base: (Está sujeita a adições)

Centro Cultural Matarazzo – Auditório e Atelier
Exposições de arte todos os dias do evento:
De artes Plásticas:
Carlos Macedo com a exposição em esculturas em madeira “O Apocalipse”
Dersan Magalhães exposição “Made in Brazil”. Expõe telas de pintura com técnica criada por ele usando café e elementos naturais.
Juliana Scorza Cerávolo – Exposição de telas de pintura.
Paulo Burani com exposição pinturas de óleo sobre tela. Uma visão fotográfica.
De Literatura :
Jesus de Burarama (Renato de Jesus) - Exposição de cordel – com o cordel caipira desenvolvido por ele e que junta o cotidiano do caipira em versos usando estilos do cordel nordestino.
Cordel literário – Vários estilos – Participantes do projeto: “encontro com a poesia”

17/11 – 20:00h – Workshow de guitarra – Nilson Junior
21:30h – Palestra com Renato de Jesus – O resgate, valorização e a importância da preservação da cultura caipira – Participação de Jotacê Cardoso acompanhando cordéis caipira de autoria do Renato de Jesus (Jesus de Burarama) na viola de 10 (Viola caipira).

18/11 – 20:00h - Noite da viola e moda caipira (música raiz) – Participação de Violeiros membros da Associação de violeiros do Oeste Paulista, da dupla Lauro e Mauro (Caiabu – SP), do cantor e autor Caique (Caiabu – SP) alem de outros Artistas. Apresentação: Renato de Jesus e Jotacê Cardoso.

19/11 – 20h – Palestra – O Cordel Caipira com o Caipirólogo Renato de Jesus (Jesus de Burarama)
22h – Palestra - Nelma Mélo: Danças e ritmos nordestinos e os poetas populares.

20/11 – 20h – Vinicius Morais – Show musical “Eu sou assim, e daí?”
21h – Eder Quirino – Apresentação musical
22h - Jotacê Cardoso: O Universo do violão – Workshow

21/11 – 20h - Claudia Inforzado – Show musical “Sem preconceitos”
21h - Lincoln Cesar – Literatura e arte – Palestra
22h – Grupo musical Fina Estampa – Show musical “O samba”

22/11 – 20h – Poesia com Vanessa Cavalcante e Priscila Guidio
21h - Jotacê Cardoso – Show musical – “O violão Brasileiro” Juntamente com os expositores de arte, equipe do Clube do Meio Artístico e intervenções poéticas diversas. Participação do Éric (Carcará) de Araçatuba – SP.
22h – Show musical de Jotacê Cardoso & Nelma Mélo – “Frevo, maracatu e outras Brasilidades”. Participação de vários percussionistas com Vinicius Morais.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Flora Rica - Caravana da Cultura - 07 de Novembro de 2009 - 9h às 17h


Caravana da Cultura em - Flora Rica – SP.

- Realização de ação cultural do Clube do Meio Artístico: “Caravana da Cultura” contendo artes integradas, dia: 07 de Novembro de 2009. De 09h às 17h – No colégio atrás da praça central.

Silvio Moreira – Workshop de teatro.
- Uma exposição de escultura em madeira do artista plástico: Carlos Macedo (Caiabu-SP).
- E uma exposição com telas de pintura com técnica em café desenvolvida por Dersan Magalhães.
- Argila – atividade coordenada pelo Dersan Magalhães (Regente Feijó – SP) onde juntamente com as crianças desenvolve o trabalho de estímulo artístico elaborando várias esculturas, o público alvo - crianças.
- Na parte musical teremos a participação da cantora Nelma Melo que também vai mostrar indumentárias do maracatu e frevo - alem de uma curta demonstração dos estilos dos poetas populares do nordeste.
- Na parte musical teremos a participação do percussionista: Vinicius Morais (Arte educador na área de construção de instrumentos a partir de materiais recicláveis). Na atividade estará acompanhando Jotacê Cardoso & Nelma Melo na apresentação musical.
- Literatura caipira: Participação do caipirólogo Jesus de Burarama criador do “Cordel caipira” que mostra o cotidiano do homem do campo do Oeste Paulista usando quadraturas e formas comuns nos cordéis nordestinos.
- Renato de Jesus (Ex coordenador da OCR Timochenco Wehbi) desenvolve brincadeiras tradicionais com as crianças.
- Jotacê Cardoso – Viola caipira e violão. Faz intervenções musicais e coloca os artistas locais para cantar no formato de programa de auditório. (Convidar alguns artistas locais)

Um dia de cultura e alegria para sua cidade.


clubedomeioartistico@terra.com.br / clubedomeioartistico@gmail.com / clubedomeioartisticopp@gmail.com nucleodeculturapopular@gmail.com - (18) 3223-8403