quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CONDEF - Evento com a parceira Camila Mancini



 Notícias
Apresentações culturais integram comemoração alusiva ao Dia da Pessoa Com Deficiência
Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência. A data, escolhida pelas Nações Unidas desde 1988, tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre a importância da inclusão, acessibilidade e tudo que envolve o universo das pessoas com deficiência, a fim de se obter um maior espaço para soluções de problemas e acima de tudo mostrar a sociedade que apesar das dificuldades, pessoas nesta condição também tem diversas habilidades e talentos.
Para provar na prática essa realidade, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef), em parceria com a Assessoria Municipal de Juventude, realiza nesta segunda feira (03/12), das 9 às 11h, no teatro de arena da Praça 9 de Julho, diversas intervenções culturais, a exemplo de peças teatrais abordando assuntos referentes ao tema. Elas serão apresentadas pelas entidades e seus assistidos, com a colaboração de vários artistas prudentinos, que também aceitaram o convite para participar da festa inclusiva.
Durante as intervenções culturais serão distribuídos panfletos que abordarão assuntos sobre inclusão e acessibilidade. Ao final do evento, a atriz Nelma Mélo fará a leitura do poema “Deficiências” de Mario Quintana. Também haverá apresentação de dança e apresentação musical da Unipode e da Associação dos Cegos.
A ideia da ação surgiu com o projeto da estudante de Jornalismo Camila Mancini, que também é cadeirante. “Tudo começou como um simples trabalho de faculdade. Como sempre que pude envolvi o tema inclusão nos trabalhos da faculdade por ser cadeirante e também por trabalhar com vários projetos relativos a causa. Quando o professor pediu para criar uma peça publicitária, pensei em algo que falasse de inclusão e acessibilidade, por meio de panfletos, cartazes, faixas, camisetas, etc. Só não imaginava que ficaria tão extenso a ponto de tornar-se um projeto, por isso resolvi mostrá-lo a Assessoria de Juventude e ao Condef, para que o projeto pudesse ultrapassar os muros da faculdade e ajudar a conscientizar as pessoas de alguma forma”, disse orgulhosa, em tom de agradecimento.
Ainda segundo ela, para ilustrar o projeto foi usada a personagem Mila da turma da Febeca, criada pelo cartunista carioca Victor Klier, a quem serviu de inspiração para a personagem Mila. Victor trabalha há alguns anos com o cartunista Ziraldo e há seis resolveu criar personagens com alguma deficiência.
Para o Assessor Municipal, Juliano Borges, colaborar com projetos como esse, é uma missão de todo representante do poder público. Na opinião dele, ajuda a romper barreiras e formar uma sociedade melhor e mais inclusiva. Diz ainda que se surpreendeu com a procura para parcerias, após um dia de divulgação da campanha “Hoje foram confirmados pela professora Arlete Correia Meneguette, a UNESP - Campus de Presidente Prudente, que participará com a exposição de maquetes táteis e sonoras da universidade, e o Sesi, que através da confirmação do seu diretor regional, Laércio Douglas Rodrigo, disponibilizará material informativo sobre o projeto ‘Sou Capaz’ que visa estimular a Lei Federal nº 8.213/2001 seja cumprida”.
Para o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Fundi Buchalla, “o evento é um importante passo para romper os paradigmas relacionados à deficiência e dar novas oportunidades ao público prudentino de conhecer mais sobre os projetos das várias entidades e os talentos dos cidadãos da nossa cidade”.
São apoiadores da ação secretarias municipais da Comunicação e Saúde, empresas Alternativa, Mídia 10, Cromograf e Vipdoor, Clube do Meio Artístico, Banda Saith e o jornal O Imparcial. O promotor da Justiça, Luiz Antônio Miguel Ferreira, também contribuiu com o projeto. (Colaboração – Camila Mancini)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Fonte:
http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=21895