sábado, 6 de março de 2010

Santo Expedito - A primeira benção da Caravana da Cultura do Clube do Meio Artístico - 10-03-2010




Caravana da Cultura do Clube do Meio Artístico

Estréia no dia 10 de Março de 2010 a partir de 14h, com a graça de Santo Expedito e a benção do Padre do Santuário do município de Santo Expedito - SP.
Promoção: Mutirão da Documentação – Parceria: MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário / INCRA e Prefeitura Municipal de Santo Expedito – SP.

Projeto cultural de artes integradas e itinerante contendo: Música, teatro, Circo, Artes plásticas, dança, artes visuais e cultura popular com apresentações e aulas abertas, objetivando complementar as tradições populares regionais como os rodeios, rodas de viola e festas juninas gerando opção de acesso a população mais carente as mais diversas opções artísticas. O evento pode ser realizado em praças públicas ou locais cobertos como escolas, centros comunitários e outros conforme adequação do requerente.
Inicialmente serão atendidos os municípios da região oeste do estado de São Paulo podendo depois disso percorrer todo o estado. Projeto apoiado pelo Governo de São Paulo - Secretaria de Estado da Cultura

Grátis – Aberto a toda população

Integram a Caravana, os artistas:

Carlos Macedo – Exposição “O Apocalipse” – Esculturas em madeiras. Já realizada no Brasil e em alguns paises europeus como França e Suíça.
Dersan Magalhães – Exposição “Made in Brazil” – Pinturas com uso de elementos naturais como café e urucum. Atividade com argila – aula aberta.
Jesus de Burarama – Cordel caipira (Exposição, apresentação e aula aberta) e preservação das antigas brincadeiras infantis.
Silvio Moreira – Apresentação e preservação da cultura caipira com teatro de estereótipo caipira e fábulas infantis. Aula aberta de teatro caipira.
Rogério Bonato – Arte circense – Palhaço e perna de pau. Preservação do pastoril profano e teatro de rua de improviso. Também participa musicalmente como percussionista. Aula aberta de teatro de improviso.
Vinicius Morais – Aula aberta de criação de instrumentos de percussão com materiais recicláveis e atua como percussionista.
Ana Claudia – Aula aberta de danças populares e apresentação de personagens de fábulas infantis.
Tião de Freitas – Apresentação de performance de dança e aula aberta.
Ailton Menezes – Artes visuais e teatro – Fotografia, vídeo e aula aberta de técnicas básicas de teatro. Na equipe também tem a função de documentar a atividade com fotografia e vídeo.
Jotacê Cardoso – Apresentação de show musical e aula aberta de viola e violão.
Nelma Melo – Cultura popular – Danças e ritmos nordestinos tradicionais e folclóricos. Apresentação musical como cantora acompanhada por Jotacê Cardoso e percussionistas.

A apresentação musical – Jotacê Cardoso & Nelma Melo - Elaborada com Frevos, Maracatus, Cirandas, Baiões, Xaxados, caipira de raiz e músicas de autoria de Jotacê Cardoso. Fragmentos dos shows “Sertão Brasil” e “Frevo Brasil”.
Interatividade total com o público. Jotacê Cardoso aproveita os violeiros,cantores e outros diversos artistas locais para uma brincadeira imitando programas de auditório com muita diversão. Nelma Melo coloca o público para dançarem frevos, maracatus e cirandas. Dersan Magalhães com apoio do Carlos Macedo desenvolvem a arte com os participantes em especial as crianças com a elaboração de esculturas em argila e toda equipe conversa e respondem perguntas referentes à arte.

O evento num todo tem a visão do aprendizado e socialização com muita alegria e divertimento através do colorido do Frevo, do carnaval, do circo, do teatro de rua e das fábulas infantis. A idéia inicial começou em 1977 quando Jotacê Cardoso criou o Clube do Meio Artístico a primeira ONG (Não oficial) de cultura documentada na região oeste do estado de São Paulo.

Média de duração: 6 horas.

Projeto apoiado pelo Governo de São Paulo - Secretaria de Estado da Cultura



Fornecemos todo material de divulgação via e-mail e páginas na internet.

Produção: Clube do Meio Artístico
Direção: Jotacê Cardoso
Organização: Nelma Melo


clubedomeioartistico@gmail.com / clubedomeioartisticopp@gmail.com nucleodeculturapopular@gmail.com - (18) 3223-8403 / (18) 8146-1784 /
(18) 9112-0581
Páginas na internet: http://clubedomeioartistico.blogspot.com