terça-feira, 23 de março de 2010

Dia de cultura em Caiabu - SP animado pela Caravana da Cultura do Clube do Meio Artístico - 27-03-2010 14h às 21h


Estreou no dia 10 de Março de 2010 - na Praça do Santuário de Santo Expedito e agora vamos para Caiabu – SP no sábado dia 27 de Março de 2010 no horário de 14h às 21h na praça da matriz. Alem das atrações, teremos participações de artistas locais.

Um resumo da ação cultural:

Projeto cultural de artes integradas e itinerante contendo: Música, teatro, Circo, Artes plásticas, dança, artes visuais e cultura popular com apresentações e aulas abertas, objetivando complementar as tradições populares regionais como os rodeios, rodas de viola e festas juninas gerando opção de acesso da população mais carente as mais diversas opções artísticas. O evento pode ser realizado em praças públicas ou locais cobertos como escolas, centros comunitários, sedes de associações e outros lugares conforme adequação do requerente.

Evento Grátis – Aberto a toda população

Integram a Caravana, os artistas:

Carlos Macedo – Exposição “O Apocalipse” – Esculturas em madeiras. Já realizada no Brasil e em alguns paises europeus como França e Suíça.
Dersan Magalhães – Exposição “Made in Brazil” – Pinturas com uso de elementos naturais como café e urucum. Atividade com argila – aula aberta.
Jesus de Burarama – Cordel caipira (Exposição com livretos de cordel, apresentação com declamação de cordel com acompanhamento de viola caipira e aula aberta
Silvio Moreira – Apresentação e preservação da cultura caipira com teatro de estereótipo caipira e fábulas infantis. Aula aberta de teatro caipira.
Rogério Bonato – Arte circense – Palhaço e perna de pau. Preservação do pastoril profano e teatro de rua de improviso. Também participa musicalmente como percussionista. Aula aberta de teatro de improviso.
Rodrigo de Morais – Aula aberta de coral infantil, é percussionista participando na apresentação musical e técnico de som.
Ana Claudia – Aula aberta de danças populares e apresentação – brincadeiras de personagens de fábulas infantis (Monteiro Lobato).
Ailton Menezes – Artes visuais e teatro – Fotografia, vídeo e aula aberta de técnicas básicas de teatro. Na equipe também tem a função de documentar a atividade com fotografia e vídeo.
Jotacê Cardoso – Apresentação de show musical e aula aberta de viola e violão. Apresentador de programas de auditório aproveitando artistas locais.
Nelma Melo – Aulas abertas de Cultura popular – Danças e ritmos nordestinos tradicionais e folclóricos. Apresentação musical como cantora acompanhada por Jotacê Cardoso e percussionistas e preservação de brincadeiras infantis (Parte do seu curso “Brincando como nossos avós”).
Participação especial de Layne Laes - Atriz

A apresentação musical – Jotacê Cardoso & Nelma Melo - Elaborada com Frevos, Maracatus, Cirandas, Baiões, Xaxados, caipira de raiz e músicas de autoria de Jotacê Cardoso. Fragmentos dos shows “Sertão Brasil” e “Frevo Brasil”.
Interatividade total com o público. Jotacê Cardoso aproveita os violeiros, cantores e outros diversos artistas locais para uma brincadeira imitando programas de auditório com muita diversão. Nelma Melo coloca o público para dançarem frevos, maracatus e cirandas. Dersan Magalhães com apoio do Carlos Macedo desenvolvem a arte com os participantes em especial as crianças com a elaboração de esculturas em argila e toda equipe conversa e respondem perguntas referentes à arte.
O evento num todo levando aprendizado e socialização com muita alegria e divertimento através da visão colorida do Frevo, do carnaval, do circo, do teatro de rua e das fábulas infantis obtém os resultados com muita descontração. A idéia inicial deu-se em 1977 quando Jotacê Cardoso criou o Clube do Meio Artístico a primeira ONG (Não oficial) de cultura (documentada com recortes de jornais, revistas e depoimentos) na região oeste do estado de São Paulo.

Média de duração: 6 horas.

Fornecemos todo material de divulgação via e-mail e páginas na internet.

Produção: Clube do Meio Artístico
Direção: Jotacê Cardoso
Organização: Nelma Melo

Veja as fotos clicando no título da postagem