sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Projeto Proac ICMS - FESTA ANUAL DA ARTE, ARTISTAS E CULTURA DO CLUBE DO MEIO ARTÍSTICO – 35 ANOS



Projeto Proac ICMS - FESTA ANUAL DA ARTE, ARTISTAS E CULTURA DO CLUBE DO MEIO ARTÍSTICO – 35 ANOS

Publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 07 de Agosto de 2012.

Parceiros confirmados na origem do projeto:

Escola de dança Helga Urel
Victor Hugo (Rancharia - SP)
Antônio Junior - (Os Bárbaros de teatro)
Silvio Moreira
Paulo Brazyl
Ively Retali
Carlos Freixo
Roberto Bertoncini (Bertô)
Nélio de Paula
Rico Escultor
Vinicius Jardim
Tio Chimu
Rogério Bonato
Celso Aguiar
Bill Duque
Jotacê Cardoso
Nelma Mélo


FESTA ANUAL DA ARTE, ARTISTAS E CULTURA DO CLUBE DO MEIO ARTÍSTICO – 35 ANOS

1. INTRODUÇÃO: Desde 1977, quando foi criado por Jotacê Cardoso e grupo de amigos, na cidade de Pirapozinho – SP, essa festa anual é realizada. Com recursos ou não a tradição foi mantida até nossos dias.
Recentemente, no ano de 2006 nasce Festa anual da arte, artistas e cultura do Clube do Meio Artístico, onde contamos com mais de 50 artistas de todos os seguimentos da arte e foi realizado no Teatro Municipal Procópio Ferreira – Presidente Prudente – SP, reunindo os velhos amigos, chegando a vir pessoas até da cidade de Alegrete - RS, em 2007 esse evento passa de um dia para 3 dias de festa e debates, onde os artistas discutiam os novos caminhos a serem seguidos, este ano foram mais de 100 artistas a participarem do evento que também ocorre no Teatro municipal Procópio Ferreira na cidade de Presidente Prudente.
No ano de 2008 ver-se que o espaço do teatro já não caberá todos os artistas que se inscreveram para participar do Festival, e passamos a realizá-lo no Centro Cultural Matarazzo da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente - SP, com a participação de 220 artistas da região com grande presença do público. Participaram representantes de vários segmentos da arte, o evento foi realizado no período de 4 dias com 11 horas diárias de atividades somando o total de 44 horas de pura cultura.
Em 2009, também no Centro Cultural Matarazzo, a participação foi total dos artistas, foram organizadas visitas monitoradas de entidades sociais como os cadeirantes do “Projeto Carona”, “Amigas do peito” (Câncer de mama) entre outras. E já estamos tendo mais de 50 solicitações de artistas de toda região para participarem da Festa esse ano que tem sua data prevista para os dias 15 e 16 de Dezembro de 2012, com 36 horas seguidas sem intervalos em diversos locais da Cidade.
De comum acordo, este ano, decidimos levar a festa para Presidente Epitácio, chegamos a uma conclusão que fazia-se necessário irmos a outras cidades da Região. E a partir desse ano a Festa ocorrerá em municípios que fazem parte do Oeste do Estado.





2. JUUSTIFICATIVA: A realização em Presidente Epitácio, cidade que a cada dia se destaca no cenário cultural, será um importante passo para a divulgação e promoção do acervo de cultura da região do estado e para a manutenção das manifestações culturais existentes, através da participação dos mais expressivos artistas da nossa cultura regional e de movimentos culturais.
Sendo Presidente Epitácio um dos pólo de maior crescimento cultural do estado, torna-se especialmente importante que nela aconteça o evento no qual se discutirá a relação cultura e desenvolvimento.
Espera-se que saiam do evento os caminhos para que a cultura regional integre definitivamente como importante atrativo do produto cultural brasileiro, para que nossos valores e o nosso jeito de viver e fazer faça a diferença no desenvolvimento social da região.
O importante é que debatermos para que os resultados da cultura sejam democraticamente distribuídos por todas as camadas da população, priorizando aquelas onde as manifestações da cultura popular são mais vibrantes, fazendo com que todos cumpram o papel de fortalecimento da cultura local, a partir da possibilidade da geração de emprego e distribuição de renda e seja um instrumento na luta contra a exclusão social.


3. OBJETIVOS:
3.1. GERAL: Tem o propósito de unir os artistas e apreciadores da arte através da mostra dos mais diversos segmentos e propostas artísticas ao menos uma vez por ano. Dessa forma conseguindo manter a integração cultural dos artistas da região, pois é fundamental que o povo conheça sua cultura e quem nela vive e produz e que fazem parte assídua da estrutura cultural de nossa cidade e região. E reconhecendo que é necessária essa troca de idéias não só entre artistas, mas principalmente com o público. Ao mesmo tempo em que buscamos uma formação de publico para as mais diversas artes e que fazem parte assídua da estrutura cultural do Oeste Paulista e reconhecendo que é necessária essa troca de idéias para melhor desenvolvimento das técnicas artísticas.
.
3.2. ESPECÍFICOS:
  • Formar público para produções locais;
  • Promover o contato e a troca de experiências,
  • Interrelacionar comunicação e cultura;
  • Estabelecer comunicações interpessoais;
  • Interrelacionar arte e cultura;
  • Identificar e avaliar Informações sobre produção e potenciais locais;
  • Distinguir os valores que permeiam os processos culturais aplicados à comunicação;
  • Identificar as várias possibilidades de atuação;
  • Sensibilizar quanto à importância da cultura da Região e a utilização da mesma, na formação de um ser humano pleno, integrado com seu mundo e consigo mesmo;
  • Ampliar o universo cultural da população;
  • Dar acesso gratuito a cultura para a população;
  • Apresentar novas opções de espaços;
  • Formar conceitos básicos do uso da linguagem artística, técnicas de expressão, interpretação e criação que possam ser utilizadas em todas as áreas: música, literatura, artes visuais e cênicas. Apresentando a força cultural da região.


4. METAS: Temos como meta:
● Apresentar a arte de forma popular, que artistas e público se integrem de maneira que o povo conheça cada vez mais os artistas de sua região, gerando assim uma troca mutua um contato direto, onde o povo valorize o artista local e tenha acesso a essa arte e o artista tenha mais chances de atuação dentro a Região.
● Uma integração entre artistas, onde todos se conheçam e troquem idéias, pois um seguimento sempre pode precisar de outro, temos como exemplo o teatro, que pode precisar da música (Canto), dança (Expressão corporal e coreografia), artes plásticas (Cenário), literatura (Texto), etc.

6. PROGRAMAÇÃO TÉCNICA:
6.1. A FESTA: Um Encontro entre artistas de todo seguimento da Arte e cultura da Região Oeste do Estado de São Paulo, todos num só local, se conhecendo e debatendo sobre a cultura da região.

6.2. OFICINAS: Estarão programadas 07 (Sete) oficinas assim distribuídas:
5.2.1. Introdução ao Teatro – 08 Horas/Aulas;
5.2.2. Criação de instrumentos musicais com sucatas - 08 Horas/Aulas;
5.2.3. Entrando na dança (Dança moderna) - 08 Horas/Aulas;
5.2.4. Esculturas com Argila para crianças - 08 Horas/Aulas;
5.2.5. Artesanato com linhas (Reciclagem de jornal) - 08 Horas/Aulas;
5.2.6. Quem quiser que conte outra (Contação de Histórias) - 08 Horas/Aulas;
5.2.7. Retratando a cidade (Fotografia) - 08 Horas/Aulas;
Cada oficina terá 25 vagas aberta ao público gratuitamente.
6.3. EXPOSIÇÕES (ARTES VISUAIS): Serão oferecidas 10(Dez) exposições de Artes visuais em locais públicos selecionados pela Secretaria de Cultura e Turismo da Cidade de Presidente Epitácio.
6.4. VARAIS LITERÁRIOS: Serão espalhados por toda a cidade com poesias de autores do Oeste Paulista.
6.5. FEIRA DE ARTESANATO: Uma feira de artesanato e culinária local, no ultimo dia do evento, próximo ao palco central.

6.6. INTERVENÇÕES URBANAS: Serão oferecidas 12 (Doze) intervenções de 30 minutos cada em locais escolhidos pela Secretaria de Cultura e Turismo de Presidente Epitácio, assim distribuídas:
5. 6.1. Teatro – 04
5.6.2. Música – 04
5.6.3. Dança - 04
6.7. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Serão oferecidas as crianças 08 (Oito) horas de contação de histórias em praças públicas do município;
6.8. PEÇAS TEATRAIS: Serão oferecidas 04 peças teatrais, sendo assim distribuídas:
5.8.1 – Teatro Infantil – 02
5.8.2 – Teatro Adulto – 01
5.8.3 – Teatro de Rua - 01
6.9. NOITE DA SERESTA: Show com seresteiros da Região em praça pública;
6.10. SAI DA SOMBRA POETA: Caminhada poética, onde os poetas recitarão suas poesias.
6.11. SHOW DE INTEGRAÇÃO CULTURAL: 08 (Oito) horas de show musical com intervenções culturais.
6.12. SHOW DE ENCERRAMENTO: