terça-feira, 18 de agosto de 2009

Caravana da cultura - CMA & OCR Timochenco Wehbi



Os Workshops estão na programação da Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi.
Coordenadores: Jotacê Cardoso, Nelma Melo, Claudio Dolcimascolo e Silvio Moreira.


WORKSHOP “RITMOS E DANÇAS NORDESTINAS” Coordenação: Nelma Maria de Santana Melo - 22/8 - sábado - 9h às 12h e 14h às 17h - Inscrições: 27/7 a 20/8
Local: Departamento de Cultura - Avenida 9 de Julho, 10 - Centro - Caiabu/SP

WORKSHOP DE VIOLA CAIPIRA
Coordenação: Jotacê Cardoso - 29 de Agosto de 2009 - sábado - 9h às 12h e 14h às 17h
Inscrições: 15/7 a 13/8 - Local: Centro Cultural - Rua José Vicente, 118 - Centro - Anhumas/SP


WORKSHOP DE INTERPRETAÇÃO TEATRAL – Coordenação: Claúdio Domingos Dolcimáscolo
05 de Setembro de 2009 - sábado - 9h às 12h e 14h às 17h
Inscrições: 29/7 a 27/8
Local: Departamento de Cultura
Praça Nossa Senhora Aparecida, s/nº - Centro - Nantes/SP

WORKSHOP DE IMPROVISAÇÃO CÊNICA - Coordenação: Sílvio Moreira de Souza
26 de Setembro de 2009 - sábado - 9h às 12h e 14h às 17h - Inscrições: 26/8 a 24/9
Local: Ginásio de Esportes - Travessa Heitor Acioli de Paes, s/nº - Centro - Narandiba/SP

WORKSHOP DE VIOLÃO - Coordenação: Jotacê Cardoso
24/10 - sábado - 9h às 12h e 14h às 17h - Inscrições: 31/9 a 29/10
Local: Anfiteatro Ofélia Godoy - Rua José Gomes, s/n° - Centro - Regente Feijó/SP

WORKSHOP “UMA VISÃO CULTURAL ATRAVÉS DA POESIA –
Coordenação: Nelma Maria de Santana Melo - 31/10 - sábado - 9h às 12h e 14h às 17h
Inscrições: 30/9 a 29/10 - Local: Departamento de Cultura e Turismo
Rua Tenente Casemiro Dias, 454 - Centro - Martinópolis/SP

WORKSHOP DE EXPRESSÃO CORPORAL E VOZ PARA O TEATRO –Coordenação: Sílvio Moreira de Souza
7/11 – sábado – 9h às 12h e 14h às 17h - Inscrições: 7/10 a 5/11 - Local: EE Guilherme Buzinaro - Rua Vereador Raimundo Antônio, s/n – Centro – Flora Rica/SP

“Público alvo”: Afora os estipulados pela programação normal da OCR : - Violeiros da cidade, compositores, cantadores, poetas improvisadores, pesquisadores incluindo folcloristas e professores, amantes e apreciadores da arte e cultura em geral, escritores que envolvem o tema caipira e outros relacionados. A música e a temática envolvida são da chamada “música raiz”, somente temas com teor e valor artístico cultural. As intervenções artísticas serão mostradas dentro do tema: Caipira/Nordestino – cultura popular.
__________________________________________________
- Intervenção poética, folclórica e literária com Nelma Mélo:

Cantora, agente cultural, turismóloga, natural de Recife – PE, pesquisadora na área de poetas populares e danças mordestinas. Pesquisa a junção dos costumes e seus resultados. Temas relacionados com a chegada em massa dos nordestinos na região oeste de São Paulo desde a década de 50. O resultado – a fusão do caipira e o sertanejo nordestino. Nelma Mélo é sócia proprietária do Clube do Meio Artístico, empresa que tem sede em Presidente Prudente, coordena cursos e workshops para a OCR Timochenco Wehbi desde 2004, quando chegou a Presidente Prudente; deu workshops no fórum cultural da UNESP nos anos de 2008 e 2009, atualmente dando curso de incentivo a leitura infantil no Centro Cultural Matarazzo, adaptou, montou a peça “A festa no céu” (Parceria com Silvio Moreira) e participou da V Mostra de teatro – 2009 promovida pelo Lugar das artes e foi atriz nessa mesma peça, atua desde que residia em Olinda – PE. É cantora e desenvolve trabalho em parceria com Jotacê Cardoso desde 2004. Já se apresentaram no SESC em vários eventos como o show “Sertão Brasil”. “Regional SESC”, Virada Cultural Paulista, secretarias e coordenadorias municipais de cultura em vários municípios. Como organizadora de eventos pelo Clube do Meio Artístico fez excelente trabalho na “Festa da arte e artistas de Presidente Prudente e região – 2008” onde reuniu a media de 220 artistas de todos os segmentos, realizado no C. C. Matarazzo. Trabalhou como figurinista e cantora em parceria com o grupo Circo Teatro Rosa dos Ventos no espetáculo “O bicho” e “O Cortejo”, alem de outras.
Na intervenção fará um pequeno show musical.
________________________
- Intervenção folclórica e literária do caipirólogo Jesus de Burarama – Tema: Cordel Caipira.

É mais um resultado da fusão do caipira com o sertanejo nordestino. O cotidiano do caipira usando elementos da literatura de cordel do nordeste brasileiro. Criado pelo próprio Jesus de Burarama, natural da antiga Burarama – MG, (hoje Capitão Enéias, da região de Montes Claros) veio novo para Presidente Prudente – SP, onde cresceu e colocou em prática sua capacidade de agente e criador cultural alem de outros atributos relacionados a cultura. Fará uma pequena abordagem ao tema caipira e recitará alguns de seus poemas já registrados alem de cantar com Jotacê Cardoso e Nelma Mélo o “Ofertório” da missa do vaqueiro e o aboio do norte de Minas. Jesus de Burarama (Renato de Jesus Souza e Silva) é um dos criadores do encontro anual de violeiros de Irapuru – SP, é Presidente do Instituto Matura - Movimento de Apoio aoTurismo Regional, Diretor de Eventos da Associação Cultural Caipirapuru, Coordenador do Clube Amigos da Viola, coordena oficinas e workshops nos temas relacionados a literatura caipira, turismo e gestão cultural. Coordenou o Clube do Meio no período de 1981 a 1984 com sede em Presidente Prudente – SP. Está lançando seu livro falando do caipira e de sua vida.
_________________________________

- Participação do artista plástico – Dersan Magalhães. Pintura com técnica em café e esculturas em argila.

Artista plástico nascido na capital São Paulo vindo para o interior em 2002. Atualmente reside em Regente Feijó – SP. Arte educador ministra oficinas e workshops de escultura em argila, madeira e pintura com diversas técnicas, inclusive a técnica do café onde mais é notado por ser de uso raro. Participou de vários eventos culturais em nossa região e da organização da galeria de arte da: “Primeira semana de arte de Regente Feijó, um olhar sobre a cidade” em 2002, também expor e fazer ao vivo caricaturas alem de sua exposição de escultura em madeira. Ministrou curso de caricaturas em Presidente Prudente em parceria com a Secult. Com o Clube do Meio Artístico participa como membro atuante, expôs suas obras no SESC Thermas de Presidente Prudente no ano de 2006 e 2007. No teatro municipal Procópio Ferreira em 2006, no Centro Cultural Matarazzo em 2008 na Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente e região, no Centro Cultural do bairro Ana Jacinta na inauguração da EDUCARTE e no mês de Maio de 2009 na galeria do Fran´s Café. Fez o cenário da peça “O Maestro e a cantora” de autoria de Jotacê Cardoso que foi mostrada na V Mostra de Teatro de Presidente Prudente pelo Lugar das Artes em Junho de 2009.
É um artista que utiliza vários recursos naturais e sintéticos alem de aproveitar os recicláveis. Recentemente convidado pela Prof. Dra. Patrícia Colavitti Braga coordenadora do Curso de pós graduação em Arte-Educação da Faceres em São José do Rio Preto para expor seus trabalhos que cujas obras achou de grande valor estético.
Na parte de escultura em argila, fará uma homenagem ao Mestre Vitalino.
_________________________
Jotacê Cardoso – Intervenção musical
Nascido em Pirapozinho-SP, iniciou seus estudos de música aos 11 anos de idade tocando trompete, trombone e bombardino, Aos 14 anos começou estudar harmonia e tocar violão. No ano de 1977 fundou o Clube do Meio Artístico que existe até hoje reunindo artistas de todas as áreas. Como profissional iniciou sua carreira aos 18 anos em banda de baile. Em seguida foi programador de rádio FM. Em Janeiro de 1982 muda-se para São Paulo capital onde ficou até o ano de 2004, retornando para a cidade de Presidente Prudente. Ña capital lecionou nos conservatórios Frederic Chopin no MUSART e deu curso para músicos profissionais, sendo: Harmonia, improvisação e arranjo. Trabalhou 12 anos como pianista no São Paulo Hilton Hotel, 4 anos na Rede Eldorado de hotéis e trabalhou na “noite” Paulistana. É arte educador, compositor, intérprete e multi instrumentista. Atualmente é Delegado da OMB e arte educador em Regente Feijó no espaço cultural José Ferreira, sócio fundador do Clube do Meio Artístico e coordena palestras e cursos na área de cultura.

Intervenção teatral – Silvio Moreira e Claudio Dolcimascolo – O teatro Nordestino & Caipira – O teatro popular.
Silvio dispensa comentários, com uma longa carreira é conhecido por suas peças infantis e cursos de teatro em todo Oeste de SP. Claudio é Dramaturgo, e deu aulas na escola Macunaíma em São Paulo – SP.

Carlos Macedo (Esculturas em madeira – artista de Caiabu - SP)
Rico (Esculturas em argila – Artista de Presidente Prudente - SP). Ambos participam das atividades do Clube do Meio Artístico sempre que há oportunidade e já fazem parte da ideologia do grupo
Carlos Macedo alem de artista é coordenador de cultura da prefeitura municipal de Caiabu – SP. Rico é arte educador e trabalha com vários tipos de materiais..

As participações artísticas estão organizadas da seguinte forma: Exposições fixas com uma apresentação do artista ao público no período de dez minutos. Teatro, poesia, literatura e música com intervenções combinadas de na média quinze minutos.

*A programação poderá ser alterada adequando aos compromissos dos artistas. Essa ação é voluntária. A colaboração na alimentação e transporte é das Prefeituras municipais.

Organização:
Jotacê Cardoso (José Carlos Cardoso) & Nelma Mélo
Clube do Meio Artístico
18 – 3223-8403 / 18 – 8146-1784
clubedomeioartistico@gmail.com

José Carlos Cardoso – (Jotacê Cardoso) Arte Educador
ECAD - Nº 007.172
ASSIM – SP - Nº 000693-9 Autor. Associação de Interpretes e Músicos
OMB (CRESP) 25.861.
Delegado Regional da Ordem dos Músicos do Brasil
CRESP - DR Presidente Prudente - SP
Info CMA (Informativo eletrônico)
http://clubedomeioartistico.blogspot.com
http://www.myspace.com/jotacenelma


Oficina Cultural Regional
TIMOCHENCO WEHBI
Coordenador: Paulo Brasil
Avenida Manoel Goulart, 2109 - Anexo 1 - Vila Santa Helena - Cep: 19015-241 - Presidente Prudente/SP
Telefone: (18) 3222-3693 / 3221-2959 | twehbi@assaoc.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábado das 8h às 12h