sábado, 24 de julho de 2010

Caravana da Cultura do Clube do Meio Artístico - Taciba – SP – 07 de Agosto de 2010 – Praça Padre Félix – 9h às 17h


Ação cultural de artes integradas e atuação itinerante que procura interagir com a população levando a arte e artistas a um contato direto. Na composição os itens formação e difusão com: aulas abertas, exposições de arte e apresentações artísticas. Sem a necessidade de estrutura específica realizam o evento em praças públicas ou em centros comunitários, escolas e outros espaços disponíveis adaptando a realidade local. Entre os segmentos: Música; Artes Cênicas - Teatro; Dança; Circo; Artes Plásticas – exposições de arte e aulas abertas; Literatura; Cultura Popular; Fotografia; Folclore, entre outras. Toda a ação é desenvolvida de uma forma descontraída e divertida. O ponto de referência é o município de Presidente Prudente – SP.
Produção do Clube do Meio Artístico, Direção geral de Jotacê Cardoso e Organização de Nelma Mélo.

Exposição de telas com uso de técnica especial que usa elementos naturais como café, urucum e outros Dersan Magalhães com a Exposição “Made in Brazil” – já foi exposta no Sesc Thermas de Presidente Prudente durante a apresentação mucial de Jotacê Cardoso no show “Sertão Brasil”. Dersan também envolve atividade de arte com argila em aula aberta e prática – sucesso garantido para todas as idades.
Jotacê Cardoso – Apresentação de show musical (fragmentos do show “Sertão Brasil” ao lado de Nelma Mélo) e aula aberta de viola caipira e violão. É o diretor geral do evento. Faz a locução e entretenimento vocal. Jotacê também expõe as obras de escultura – Exposição de Carlos Macedo - “O Apocalipse” – Esculturas em madeiras de – Já realizada no Brasil e em alguns paises europeus como França e Suíça – exposto sob responsabilidade da direção.
Nelma Melo – Cultura popular – Danças e ritmos nordestinos tradicionais e folclóricos. Apresentação musical como cantora acompanhada por Jotacê Cardoso e percussionistas. Organizadora do evento. Atividade de resgate de brincadeiras infantis.
Silvio Moreira (Silvio Moreira Produções – equipe de teatro infantil) – Aula aberta de teatro infantil - Apresentação de espetáculo de teatro infantil. Nessa equipe poderá se apresentar com vários atores resultado de suas oficinas de teatros e outros colegas. Eventualmente expõe alguns cenários de suas peças.
Jesus de Burarama – Cordel caipira (Exposição, apresentação e aula aberta) e participação com Nelma Mélo na preservação das antigas brincadeiras infantis. Declamação de poemas do seu livro de cordel caipira com acompanhamento musical de Jotacê Cardoso. Também conta “causos”.
Rodrigo de Morais – Apresentação musical (percussionista ao lado de Jotacê Cardoso e Nelma Mélo) responsável pelo equipamento de áudio e é técnico de som.
Luiz Mendonça – Ator e cantor – Apresenta seleção de música popular Brasileira, atividade teatral sobre Mario de Andrade e também atua como palhaço.
Espaço para os artistas locais – Durante o evento são escolhidos vários artistas locais de várias áreas para participação direta no evento, valorizando assim a sua cultura.

Entre as atividades do Clube do Meio Artístico criado não formalmente por Jotacê Cardoso no ano de 1977 no município de Pirapozinho – SP, e formalmente como empresa no ano de 2007 em Presidente Prudente – SP, está o projeto: FARTURA – Festa Anual da Arte, Artistas e Cultura do Clube do Meio Artístico. Geralmente realizado no município de Presidente Prudente – SP e já com a tradição de 33 anos; a apresentação musical que começou no ano de 2004 – “Sertão Brasil” com os artistas: Jotacê Cardoso & Nelma Mélo (Alem de percussionistas); a apresentação musical: “Relembrando a seresta” com os mesmos artistas e o show musical de violão instrumental: “Violão bem Brasil” com Jotacê Cardoso. Entre as atividades culturais está a realização da Conferência Intermunicipal de Cultura de Regente Feijó – SP, no ano de 2009; parcerias com o SEBRAE para realização de palestras sobre Gestão Empresarial Cultural, entre outras.
Parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Matura de Turismo, Clube Amigos da Viola, SESC, entre outros. Desde 2004 divulga arte e cultura através do informativo eletrônico – INFO - CMA sistema de e-mails com um banco de dados contendo a média 6 mil endereços, abrangendo principalmente a região Oeste do Estado de São Paulo de forma gratuita.