sábado, 12 de dezembro de 2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Nelma Mélo - Martinópolis - Workshop de cultura nordestina - 10-12-2009

Martinópolis – 10 de Dezembro de 2009 – Workshop coordenado por Nelma Mélo – Danças e ritmos Nordestinos – pela OCR Timochenco Wehbi.





Rua Viva - na Praça 9 de Julho - 11-12-2009 - Dia 12 e 13 últimas atividades do projeto elaborado pelo grupo Rosa dos Ventos




Projeto Rua Viva

Olá Amigos! (Texto elaborado pelo Grupo Rosa dos Ventos).
O Projeto Rua Viva vai acontecer no Centro da cidade, sexta feira dia 11 de dezembro. Será um dia inteiro de arte no Centro de Presidente Prudente. As oficinas serão destinadas aos alunos do Projeto Aquarela e a apresentação é livre para toda a população.

A população tem acesso a oficinas e apresentações de três áreas artísticas, circo teatro, música e artes plásticas. Participam do Projeto o Grupo Rosa dos Ventos com workshop “Circo para iniciantes” e o Espetáculo “Saltimbembe Mambembancos”, o Clube do Meio Artístico com workshop “O universo do Violão” e Show musical “Sertão Brasil” e o Artista Deva Bhakta com workshop e exposição “Desenho de Humor é Coisa Séria”. Qualquer pessoa pode participar dos workshops, com ou sem experiência nas áreas. As inscrições são feitas nos locais.

A programação no Centro está assim:
Dia 11 de dezembro:
LOCAL: Praça 9 de julho – Centro (Para alunos do Projeto Aquarela) - 09h às 12h - Workshop de Música 14 h às 17h - Workshop de Desenho de Humor - 14h às 17h - Workshop de Circo 19h – Exposição - “Desenho de Humor é Coisa Séria”.- Show “Sertão Brasil”. 20h - Espetáculo - “Saltimbembe Mambembancos”. - Todas as atividades são Gratuitas e acontecerão ao ar livre na “Praça 9 de Julho”.
O “Rua Viva” é um projeto realizado pelo Grupo Rosa dos Ventos, patrocinado pela Caiuá e apoiado pelo Governo do Estado, através do Programa de Ação Cultural, que permite que empresas apóiem projetos culturais através de incentivo fiscal. O Projeto leva cultura e arte para 5 locais da cidade de Presidente Prudente. Os eventos são realizados em salões comunitários e praças dos bairros. Toda a programação é gratuita e tem o objetivo de atingir as comunidades locais.

Próximas e ultimas apresentações!
Sábado e domingo dias 12 e 13 de dezembro acontecerá o ultimo evento do Projeto Rua Viva. Esse será no bairro Morada do Sol. Dia 12, sábado é o dia das oficinas:
Das 09h às 12h - Workshop de Circo que será ministrado pelo Grupo Rosa dos Ventos que pretende ensinar técnicas de perna de pau, tecido acrobático, acrobacia de solo, monociclo e malabarismo.
Das 14h às 17h - Workshop “Desenho de Humor é Coisa Séria” que será ministrado por Deva Bhakta, tem a proposta de transmitir as principais técnicas e categorias de desenho de humor, sua história e sua função social de comunicação e expressão. Podem se inscrever pessoas com ou sem conhecimento em desenho.
Das 17h às 20h - Workshop de Música "O universo do violão” que é mais que um curso do instrumento é um bom passeio para pessoas interessadas em conhecer mais sobre a música brasileira. Jotacê Cardoso ministra um curso onde as pessoas poderão conhecer algumas batidas rítmicas genuinamente brasileiras e ao mesmo tempo ouvir canções que representam épocas e ritmos do tão vasto folclore brasileiro. Pessoas com conhecimento na área poderão mostrar o seu trabalho e ouvir as dicas do artista.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Casa São Francisco de Assis (Casa da Sopa), durante o horário comercial, o número de vagas é limitado.
No dia 13 a população poderá curtir três atrações artísticas na Praça do Bairro:
19h – Exposição - “Desenho de Humor é Coisa Séria”.
19h30 Show “Sertão Brasil”.
20h - Espetáculo - “Saltimbembe Mambembancos”.
O Projeto Rua Viva já passou por três locais da Cidade, Centro de Ressocialização de Presidente Prudente, dias 15 e 16 de outubro, Vila Líder, dias 24 e 25 de outubro e Watal Ishibashi dias 05 e 06 de dezembro. O Grupo Rosa dos Ventos espera outra aprovação para dar continuidade ao projeto.
Esperamos todos lá!!!!
Abraço
Grupo Rosa dos Ventos 10 ANOS www.rosadosventos.art.br circoteatrorosadosventos@yahoo.com.br 18 - 9742 59 94 / 18 - 9747 68 67 / 18 - 3222 89 38


Info CMA – Informativo eletrônico de arte e cultura

clubedomeioartistico@terra.com.br / clubedomeioartistico@gmail.com / clubedomeioartisticopp@gmail.com nucleodeculturapopular@gmail.com - (18) 3223-8403
Parceiros: clubeamigosdaviola@hotmail.com / destaque@revistadestaque.com.br / jornal.obairro@yahoo.com.br
Páginas na internet: http://clubedomeioartistico.blogspot.com

Jornalista responsável: Vanessa Cavalcante MTB 45694/SP
Diagramação, edição e montagem: Jotacê Cardoso
Coordenação e pesquisa: Jotacê Cardoso & Nelma Mélo








POLÍTICA ANTI-SPAM
Conforme legislação sobre correio eletrônico, seção 301, Parágrafo (a)(2) (c). Decreto S. 1618, Título Terceiro aprovado pelo 105 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o "SPAM". Este e-mail não poderá ser considerado SPAM, pois inclui uma forma de ser removido. Caso não queira receber novas mensagens de nossa empresa envie e-mail com o assunto: REMOVER que será retirado de nossa lista. A sede do Clube do Meio Artístico localiza-se cidade de Presidente Prudente – SP – Nosso objetivo é informar, apoiar e prestar serviços nas áreas de arte e cultura.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dersan Magalhães – O artista de Regente Feijó – SP - Coordenador do projeto de natal nem foi citado durante a inauguração

INFO – CMA – Desde 2004 Informando Arte & Cultura

Dersan Magalhães – O artista de Regente Feijó – SP.


O Clube do Meio Artístico, na inauguração da iluminação de natal em Regente Feijó – SP representando por: Carlos Macedo, Nelma Mélo e Jotacê Cardoso, deixam aqui os protestos pelo nome do Dersan, o coordenador do projeto nem ser citado no palco por nenhuma autoridade ali presente. Os microfones foram ocupados por diversos nomes da política local, mas o artista, ficou de fora.
Nós, companheiros artistas sentimos muito por essa atitude das autoridades. É uma prova de que a cultura e o artista são pouco valorizados e deixados como item supérfluo.
Dersan Magalhães, por nós fotografado diversas vezes, trabalhou muitas vezes em dias de feriados, sábados e domingos nesse projeto, alem das madrugadas e somos suas testemunhas.
Mas sabemos que ele nem se importa com isso, pois o que Deus nos deu, não tem dinheiro que compre e nem fará falta o reconhecimento por parte das autoridades, pois nossa vida é cumprir nossa missão, fazendo o belo, enfeitando o mundo com nossa arte. E talvez isso se supere tanto que nem os mais ricos sabendo que nunca comprarão o dom, invejem tanto que se manifestem através dessa gafe os seus protestos.
Dersam Magalhães, que leva o nome da cidade de Regente Feijó a todos os lugares, acompanhando nossas ações culturais, quem sabe um dia, com essas novas leis do Sistema Nacional de Cultura, os políticos venha a reconhecer, mesmo que obrigatoriamente o seu trabalho e o artista.
Nós, artistas e ativistas culturais, nos orgulhamos de você. Obrigado por cumprir simplesmente sua missão e obrigado por integrar também nossa equipe.

Sabemos que Deus em sua observação reservou para Dersan o título de homem simples, lutador e que tem orgulho do que faz.

Clube do Meio Artístico




terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Adamantina-08-12-2009-André Sturm-Acácio-Clube do Meio Artístico

Fechando o ano com chave de ouro.
Fomos convidados pelo Acácio, Secretário Municipal de Cultura de Adamantina para esse encontro com André Sturm, UFDPC – Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, nesse dia 08 de Dezembro de 2009 no Auditório da ACE – Associação Comercial e Empresarial. Fomos juntos: Jotacê Cardoso, Nelma Mélo, Carlos Macedo (Delegado para a conf nac de cult representando o Oeste de SP e assessor de cultura de Caiabu - alem de integrante do Clube do Meio Artístico) e Nanas (Coordenador de cultura de Indiana-SP). Encontramos vários agentes de cultura dos municipios do Oeste Paulista, entre eles o suplente de delegado para a conf. nac. de cult. - Eduardo (Osvaldo Cruz-SP)entre outros.
Apresentamos o Clube do Meio Artístico e entregamos ao André nosso projeto "Caravana da Cultura do Clube do Meio Artístico".
Foi muito bom esse encontro e digo novamente, o Clube do Meio Artístico, está fechando o ano com chave de ouro.