domingo, 15 de agosto de 2010

Pirapozinho-SP Exemplo de desenvolvimento cultural - 14-08-2010

Pirapozinho – SP. Cerimônia de entrega dos certificados do curso de teatro coordenado por Juliana Scorza.
14 de Agosto de 2010 – 20h – Centro Cultural “Rosa Vantini Martinez”. Temos orgulho por ter apresentado o trabalho da Juliana Scorza a coordenadoria da OCR Timochenco Wehbi, como fizemos com tantos colegas artistas. Os frutos aí estão. O curso de teatro em Pirapozinho já pode ser considerado um sucesso. Esse curso realizado é da OCR.
Durante o curso, cujas aulas aconteceram no Centro de Convivência do Idoso (CCI), eles aprenderam técnicas para compor personagens. Esta é a segunda vez que a cidade recebe a oficina. “No ano passado, ensinamos técnicas de postura, respiração, montagem e funcionamento de um espetáculo”, relembra a atriz responsável pelas aulas, Juliana Scorza.
Na 22ª Fejupi, realizada em junho, os jovens fizeram uma performance no meio do público, recitando um “texto ritualístico” sobre São João e interagindo com as pessoas que andavam pelo recinto. “Foi uma oportunidade de colocarmos o que aprendemos em prática e lidarmos com improviso e situações inesperadas”, contou a estudante Ana Carolina Gama Martins.
Para o prefeito Marcos Brambilla, a oficina é uma forma de incentivar os cidadãos a participar das atividades culturais do município e criar projetos neste segmento. “Agora temos um espaço adequado para apresentações, exposições e tudo que se relacione à cultura”, diz, referindo-se ao Centro Cultural. “Foi um espaço criado para a população e esperamos que ela não o deixe parado”, pede.
Nélio Braghim está de parabéns por seu departamento de cultura juntamente com o atual prefeito. Pirapozinho hoje tem seu conselho municipal de cultura – Deliberativo, estão terminando o Plano Municipal de Cultura e alem disso o Centro Cultural ficou muito bem feito. O ponto de cultura é um exemplo de trabalho com a população do município. Conversamos com o coordenador do projeto e em breve faremos uma visita exclusiva ao ponto de cultura. Fui convidado para fazer uso palavra e lembrei do início do Clube do Meio Artístico naquele município no ano de 1977, quando cultura era ainda considerado subproduto descartável.
Pirapozinho em breve será alem de sua FEJUPI reconhecida em território nacional devido ao seu trabalho de cultura de forma atuante. Cícero da Associação de Artesanato esteve presente.
______

Ponto de Cultura “PirAção” é inaugurado






Um prédio amplo, colorido, equipado com aparelhos modernos e um grupo unido com vontade de mudar a realidade de diversas crianças. Foi isso o que viu quem participou da inauguração do Ponto de Cultura “PirAção” de Pirapozinho, na última quinta-feira (5), na antiga Associação Atlética e Recrativa da cidade.

O local oferece oficinas de violão, teatro, literatura infantil, grafite e break dance (hip hop) a jovens de 7 a 17 anos, matriculados na Rede Pública de Ensino. Até agora, 60 crianças já se inscreveram e quem ainda está de fora pode se matricular até esta sexta-feira (13), das 8h às 17h.

Na cidade, o Ponto de Cultura PirAção (Pira, de Pirapozinho; Ação, de movimento) será coordenado pela Associação Hip Hop – Movimento, Saúde, Lazer e Vida. O projeto existe em 24 Estados e é financiado pelo Governo Federal, em parceria com os Governos Estaduais e prefeituras. Cada ponto recebe anualmente R$ 60 mil para despesas.

O objetivo do projeto, de acordo com o site do Ministério da Cultura, é aproveitar projetos culturais já desenvolvidos por comunidades e grupos e potencializá-los, aumentando sua visibilidade e fomentando a troca de experiências entre membros de diferentes segmentos da sociedade.

SONELIDADE

Durante a inauguração, as falas foram abertas pelo Sargento Paulo, da Polícia Militar. Ele colocou a instituição ao dispor do projeto e se disse feliz. “É muito gratificante quando vemos crianças ocupando o tempo com cultura ao invés de se dedicarem às drogas”, declarou.

Na seqüência, a dirigente da Divisão Municipal de Assistência Social, Rita Sapia, ressaltou a importância das parcerias para que projetos dêem certo. “Se não fosse a junção do governo federal, estadual e da atual administração, nada disso hoje seria possível”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal, Claudinei Dinello, o projeto transformará crianças em cidadãos. “Vamos voltar a mente de nossos jovens para a música e para a cultura, mostrando que há muito para que se fazer, ao invés de passar o dia com más companhias e fazendo coisas erradas”, discursou.

Já o presidente da Associação Hip Hop, Diego Gonçalves, relembrou o começo do grupo, em 2001, e todas as dificuldades enfrentadas. “Éramos taxados de marginais porque usávamos roupas largas. Hoje conseguimos mudar a cabeça da população e mostramos a filosofia e a seriedade do nosso trabalho”, falou.

Encerrando as falas, o prefeito Marcos Brambilla disse que, desde quando era vereador, sonhava com a implantação de um projeto cultural na cidade. Ele continuou dizendo que o trabalho em conjunto é a maneira ideal para que Pirapozinho cresça ainda mais. “Não é só a prefeitura trabalhando. É a sociedade inteira trabalhando para que a população tenha uma vida melhor. É isto que a frase ‘Pirapozinho para Todos’ significa”, concluiu.

Também fizeram parte da mesa de autoridades o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Nélio Braghin, e a vice-diretora da Escola Municipal “Prof. Moacir Teixeira”, Sandra Mossolin Polido Xavier, uma das incentivadoras da Associação Hip Hop desde sua fundação.

Os presentes assistiram apresentações de violino, rap, dança de rua, capoeira e, por fim, show com a banda Estação Alternativa

Serviço – O Ponto Cultural de Pirapozinho funciona na Rua Castro Alves, nº 823, no prédio da Associação Atlética. Interessados devem levar documento de identidade e estar acompanhado do responsável.